quinta-feira, março 3

Em The Dating Game, Falando Estilos Contagem


Pesquisadores americanos descobriram uma nova maneira de prever o sucesso de um relacionamento - comparar o estilo de fala de um casal.

Em um estudo com estudantes universitários, encontraram que os casais cuja língua era em sincronia foram quase quatro vezes mais propensos a querer ver outra vez que aqueles que não usam uma linguagem similar.

"Nós somos capazes de prever a tarifas mais elevadas do que as próprias pessoas", disse o professor James Pennebaker, da Universidade do Texas, que liderou a equipe de pesquisa.

Os pesquisadores, que publicaram suas descobertas na revista científica "Psychological Science", com foco em palavras de função - que não são substantivos ou verbos, mas as palavras que mostram como essas palavras se referem. Por exemplo: uma coisa, ser, que, se, ele.

"Palavras de função são altamente sociais e que necessitam de habilidades sociais de usar", explicou Pennebaker. "Por exemplo, se eu estou falando sobre o artigo que está saindo, e em poucos minutos, eu faço alguma referência a" o artigo ', você e eu sabemos o que isso significa artigo. "

Como parte do experimento, cerca de 40 pares de estudantes universitários participaram de encontros rápidos de quatro minutos e tiveram suas conversas gravadas.

"Nós descobrimos que as palavras de função são um reflexo do estado psicológico poderoso de alguém", disse Pennebaker. "Você pode dizer quando as pessoas estão no mesmo estado ou estão na mesma página."

A segunda parte do estudo analisou o cotidiano conversas de mensagens instantâneas entre casais de namorados já ao longo de um período de 10 dias. As conversas foram analisadas por um computador para as palavras e os padrões de conversação.

Pennebaker, disse que os investigadores foram mais uma vez capaz de prever com bastante precisão quais os casais continuam namorando.

Eles descobriram que o falar e escrever estilos casais usam durante as interações são um bom indicador da existência ou não um relacionamento será bem sucedido.

"Quanto maior o seu estilo de pontuação correspondente, o mais provável é que eles foram para ainda estar namorando depois", disse Pennebaker.

Cerca de 80 por cento dos casais cuja conversação estilos eram semelhantes foram ainda namoro de três meses após o experimento, comparado com apenas 54 por cento dos casais que tinham estilos muito diferentes.

Pennebaker, disse que os resultados foram notáveis, porque eles ocorrem durante as conversas diárias, apesar de a maioria das pessoas não percebe.

"Nenhum de nós prestar atenção a essas palavras", disse Pennebaker. "O que é maravilhoso sobre isso é que realmente não tomar essa decisão, ele só sai de nossas bocas."

(Reportagem de Bernd Debusmann Jr., editando por Patricia Reaney)